terça-feira, 29 de dezembro de 2020
Recorde na fusão nuclear
sábado, 19 de dezembro de 2020
Supercomputador chega a Guimarães em meados de 2021
Um dos oito supercomputadores adquiridos pela União Europeia vai ser instalado no AvePark, em Guimarães, em meados de 2021, revelou hoje o diretor do Minho Advanced Computer Centre (MACC). Em declarações à Lusa, Rui Oliveira disse que o supercomputador vai dotar Portugal de “capacidade computacional para o desenvolvimento de simulações em todas as áreas da ciência e investigação”. Segundo um comunicado do PSD no Parlamento Europeu, o supercomputador a instalar em Portugal “será um dos 50 mais poderosos do mundo”. Com capacidade para realizar 10 mil biliões de operações por segundo, tem uma massa de, aproximadamente, 26 toneladas e uma dissipação de 1,7 megawatts de potência elétrica. Na segunda-feira,a Câmara de Guimarães vai aprovar um memorando de entendimento com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Universidade do Minho com vista à instalação do MACC no AvePark e a criação de condições para acolher o supercomputador. Estrutura destinada a prestar serviços de computação avançada, o MACC foi criado pela FCT, em conjunto com a Universidade do Minho, a criação do Minho Advanced Computing Centre (MACC), estrutura destinada a prestar serviços de computação avançada. (...)
quinta-feira, 19 de novembro de 2020
Microagulhas indolores, humanos virtuais para testar vacinas e refinarias solares para reciclar CO2. Estas tecnologias prometem uma revolução
Um grupo internacional de especialistas, reunido pela revista científica Scientific American e pelo Fórum Económico Mundial, fez uma lista das tecnologias emergentes de 2020 que poderão ter impacto nos próximos três a cinco anos e fazer progredir a sociedade e a economia. Damos a conhecer três delas, unidas pela forma irreverente como pretendem dar resposta a problemas cruciais.
Microagulhas que injetam fármacos, retiram sangue e fazem análises sem dor alguma
Com um comprimento que não anda muito longe da grossura de uma folha de papel e uma largura semelhante à de um fio de cabelo, estas liliputianas agulhas podem ser aplicadas a uma seringa ou penso. Muitas aplicações, nestas últimas duas formas, já estão disponíveis para administrar vacinas, mas há muitas outras a ser clinicamente testadas que se destinam a tratar as diabetes, o cancro e a dor neuropática.
O que torna especiais as microagulhas é a sua capacidade de chegar à segunda camada de pele do corpo humano, a epiderme, penetrando no estrato mais superficial, composto de células mortas, mas sem nunca tocar (ou apenas ao de leve) na derme, a terceira camada de pele: a zona onde estão os terminais dos nervos – responsáveis por provocar dor se a agulha aí chega –, os vasos sanguíneos e linfáticos e o tecido conectivo. Na epiderme existem células ativas e saudáveis, banhadas pelo chamado fluído intersticial, um líquido quase transparente que facilita as trocas de material orgânico das células e que se interpõe entre elas e os vasos sanguíneos. (...)
retirado de sapo (19 de novembro)
segunda-feira, 16 de novembro de 2020
"É como dar muletas ao prédio". Veja como um edifício foi movido 60 metros na China
segunda-feira, 9 de novembro de 2020
Vivemos numa era de Ambientes de Aprendizagem Híbridos
Vivemos numa era de Ambientes de Aprendizagem Híbridos
terça-feira, 7 de abril de 2020
Want To Teach Online? Change The Way You Think About It
Jornadas Pedagógicas no Mendonça 21_22
Plano de transição digital nas escolas
Chemistry Experiments at Home
Intro Web 2.0 Tools Are Everywhere
Web 2.0 Tools Are Everywhere
Sites dos meus alunos
A sua cidade deixa-o dormir?
Outros links
- Indagatio Didactica
- guide lines apastyle apa
- Regras para bibliografia
- Google Classroom: Como criar uma sala de aulas
- Google Classroom para alunos
- Tutorial Google Classroom 2020 - youtube
- Metodologias - Apoio às escolas
- Guia para uma internet segura
- Dicas informáticas
- European Schoolnet
- Sala do futuro - Bruxelas
- Melhorar as competências para o sec. XXI
- Competências para o séc. XXI
- 21st Century Skills
- Centro de Formação de Escolas Barreiro e Moita
- Projeto MAIA
- Como o Envolvimento Profissinal - João Navalho
- IES Alcaria, Sevilha. Espanha
- Abdülhamid Han Science High School