quinta-feira, 24 de junho de 2021

Fusão nuclear

 

Fusão nuclear: Magneto mais poderoso do mundo já está a ser construído e vai criar uma força 280 mil vezes superior à do campo magnético da Terra



Terá 18 metros de altura e pesará mil toneladas, sendo capaz de gerar uma força 280 mil vezes superior à do campo magnético da Terra, o suficiente para elevar no ar, até dois metros de altura, um navio porta-aviões. Eis o magneto que está a ser preparado para o reator experimental de fusão nuclear do ITER, em construção no sul de França. O primeiro módulo deste nunca antes visto magneto já está pronto e atravessará o Atlântico em breve. Quando estiver tudo operacional, em 2035, será a pedra basilar de um projeto que quer revolucionar o futuro energético da humanidade.


O magneto mais poderoso do mundo está a ser construído nos Estados Unidos e, uma vez completo, será o componente central do Reator Termonuclear Experimental Internacional (conhecido pelo acrónimo ITER) que está a ser instalado em França, uma máquina capaz de replicar o poder de fusão nuclear do Sol. O ITER servirá de protótipo a outros reatores do género, os quais produzirão energia elétrica, a uma escala industrial, a partir do elemento mais abundante no Universo, o hidrogénio. Tudo isto sem produzir gases com efeito de estufa ou lixo radioativo, um dos grandes problemas das centrais de fissão nuclear. (...)

terça-feira, 1 de junho de 2021

Até que idade consegue o corpo humano sobreviver?

 

Até que idade consegue o corpo humano sobreviver? Uns falam em 125 anos, outros em 150 e há quem conclua que não há um limite

A francesa Jeanne Calment figura como a pessoa que mais tempo viveu. Morreu aos 122 anos, em 1997. Ou seja, no último quarto de século ninguém bateu o seu recorde, o que tem causado alguma estranheza. Aliás, segundo um estudo longitudinal recentemente publicado, que analisou os marcadores sanguíneos de milhares de norte-americanos, só entre os 120 e os 150 é que ocorre uma “total perda de resiliência do corpo humano”, momento em que este deixa de recuperar das maleitas que sofre. Entretanto, o que dizer da investigação, feita a italianos com idade igual ou superior a 105 anos, que concluiu que estes têm 50% de hipóteses de sobreviver de um ano para o outro, retirando, em teoria, limites à longevidade humana? (...)
retirado de sapo.pt (1/06/21)

Intro Web 2.0 Tools Are Everywhere