Fusão nuclear: Magneto mais poderoso do mundo já está a ser construído e vai criar uma força 280 mil vezes superior à do campo magnético da Terra
Terá 18 metros de altura e pesará mil toneladas, sendo capaz de gerar uma força 280 mil vezes superior à do campo magnético da Terra, o suficiente para elevar no ar, até dois metros de altura, um navio porta-aviões. Eis o magneto que está a ser preparado para o reator experimental de fusão nuclear do ITER, em construção no sul de França. O primeiro módulo deste nunca antes visto magneto já está pronto e atravessará o Atlântico em breve. Quando estiver tudo operacional, em 2035, será a pedra basilar de um projeto que quer revolucionar o futuro energético da humanidade.
O magneto mais poderoso do mundo está a ser construído nos Estados Unidos e, uma vez completo, será o componente central do Reator Termonuclear Experimental Internacional (conhecido pelo acrónimo ITER) que está a ser instalado em França, uma máquina capaz de replicar o poder de fusão nuclear do Sol. O ITER servirá de protótipo a outros reatores do género, os quais produzirão energia elétrica, a uma escala industrial, a partir do elemento mais abundante no Universo, o hidrogénio. Tudo isto sem produzir gases com efeito de estufa ou lixo radioativo, um dos grandes problemas das centrais de fissão nuclear. (...)
retirado de sapo.pt em 24/06/2021