O relatório "De volta ao futuro da Educação - quatro cenários da OCDE" fornece pistas de como poderá ser a educação até 2040, mostrando que não existe "um único caminho para o futuro, mas muitos", segundo o diretor na área da educação.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
Professores apoiados por robôs e parques inteligentes para crianças. Os cenários para o futuro da educação
O relatório "De volta ao futuro da Educação -- quatro cenários da OCDE" fornece pistas de como poderá ser a educação até 2040, mostrando que não existe "um único caminho para o futuro, mas muitos", segundo o diretor na área da educação da OCDE, Andreas Schleicher.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2022
Erupção em Tonga teve uma força superior em mais de 100 vezes à bomba atómica de Hiroshima, indica NASA
sábado, 15 de janeiro de 2022
Equipa amadora de astrónomos encontra planeta gigante escondido à vista de todos
Um astrónomo da Universidade da Califórnia Riverside (UCR), e um grupo de astrónomos amadores descobriram um planeta gigante de gás com ferramentas comuns para observação de estrelas.
O planeta, TOI-2180 b, tem o mesmo diâmetro de Júpiter, mas é quase três vezes mais massivo. Os investigadores acreditam que contém 105 vezes a massa da Terra em elementos mais pesados que o hélio e o hidrogénio. Nada parecido existe no nosso sistema solar.
Os detalhes da descoberta foram publicados no Astronomical Journal e apresentados no evento de imprensa virtual da American Astronomical Society no passado dia 13 de janeiro.
“TOI-2180 b é um planeta tão emocionante de se encontrar”, disse o astrónomo da UCR Paul Dalba, que ajudou a confirmar a existência do planeta. “O planeta atinge o trio de 1) ter uma órbita de várias centenas de dias, 2) estar relativamente perto da Terra (379 anos-luz é considerado próximo para um exoplaneta) e 3) sermos capazes de vê-lo transitar à frente da sua estrela. É muito raro os astrónomos descobrirem um planeta que marque todas estas três caixas”. (...)
noticia completa em Green Savers
terça-feira, 11 de janeiro de 2022
Diabetes. Há 100 anos, Leonard foi o primeiro doente salvo pela insulina.
Leonard Thompson, um rapaz canadiano de 14 anos, foi o primeiro diabético a receber uma injeção de insulina. Passam hoje 100 anos e só em Portugal há 60 a 70 mil diabéticos que dependem do medicamento para viver. “Salvou milhares de vidas, continua a salvar, mas ainda não conseguimos ir mais longe”, diz José Manuel Boavida, que defende a necessidade de mais investigação e mobilização para encontrar melhores soluções terapêuticas, e menos dolorosas também, para quem vive com a doença.
retirado de sapo.pt
sexta-feira, 7 de janeiro de 2022
Temos cinco anos para impedir o colapso do “glaciar do juízo final”
Até recentemente, o Glaciar Thwaites era considerado bastante estável, mas na semana passada geólogos encontraram novas fissuras na plataforma de gelo que o suporta e que poderá levar à desintegração dentro de cinco anos.
Jornadas Pedagógicas no Mendonça 21_22
Plano de transição digital nas escolas
Chemistry Experiments at Home
Intro Web 2.0 Tools Are Everywhere
Web 2.0 Tools Are Everywhere
Sites dos meus alunos
A sua cidade deixa-o dormir?
Outros links
- Indagatio Didactica
- guide lines apastyle apa
- Regras para bibliografia
- Google Classroom: Como criar uma sala de aulas
- Google Classroom para alunos
- Tutorial Google Classroom 2020 - youtube
- Metodologias - Apoio às escolas
- Guia para uma internet segura
- Dicas informáticas
- European Schoolnet
- Sala do futuro - Bruxelas
- Melhorar as competências para o sec. XXI
- Competências para o séc. XXI
- 21st Century Skills
- Centro de Formação de Escolas Barreiro e Moita
- Projeto MAIA
- Como o Envolvimento Profissinal - João Navalho
- IES Alcaria, Sevilha. Espanha
- Abdülhamid Han Science High School