quarta-feira, 22 de junho de 2022

Este é o primeiro carro do mundo movido a energia solar (e chega às estradas ainda este ano)

 



A Lightyear, empresa de alta tecnologia fundada em 2016, acaba de criar o primeiro carro do mundo movido a energia solar. O Lightyear 0 é um veículo com design futurista, mas que pode estar mais perto de circular das nossas estradas do que possa imaginar. A ideia é mesmo que o modelo comece a ser produzido no outono e que chegue ao primeiro dono já em novembro.

Movido a energia solar, o tejadilho é coberto por 5 metros quadrados de painéis solares, que permitem carregar durante a deslocação ou mesmo estacionado. Tem um consumo de 10.5kWh por 100 km, e os painéis conseguem abastecer para 70km por dia, tendo um alcance de 625 km WLTP. Para uma deslocação média de 35 quilómetros por dia, é possível dirigir durante até sete meses em Portugal ou Espanha, sem ser preciso carregar em qualquer tomada. Num país como a Holanda, este período desce para cerca de dois meses.

Sendo um carro sustentável, o seu interior foi também desenvolvido a pensar no ambiente. É vegano, ecológico, o couro dos bancos é feito à base de plantas e os tecidos de garrafas PET recicladas. Os painéis externos são também são feitos de carbono reutilizado.

Este primeiro modelo será produzido na Europa, um total de 946 unidades, e terá um custo de 250 mil euros. O objetivo é que o próximo modelo, previsto para o final de 2024 e começo de 2025, que está a ser planeado para ter uma maior produção, tenha o preço base de 30 mil euros.


in GreenSavers

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Equipamento quântico reduz para 36 microsegundos processo que demoraria 9.000 anos a executar

 Um novo estudo revelou que um teste de benchmark reduziu para 36 microsegundos uma operação que um supercomputador convencional demoraria cerca de 9.000 anos para finalizar.



Criado pela empresa canadense Xanadu, um equipamento quântico acaba de “obliterar” um supercomputador convencional num teste de benchmark, conseguindo executar em 36 microsegundos uma tarefa que demoraria 9.000 anos a concluir. O estudo, partilhando na publicação científica Nature, salienta a demonstração do chip quântico Borealis.

É explicado que os supercomputadores convencionais calculam as sequências usando bits binários (0 ou 1), mas os equipamentos quânticos podem fazer cálculos onde o 0 e o 1 podem existir ao mesmo tempo, com diferentes probabilidades. Os dados são processados em qubits, uma unidade que consegue executar múltiplos cálculos em simultâneo devido à sua física única. Na prática, um computador estável poderá teoricamente explorar múltiplas soluções em simultâneo para o mesmo problema. (...)


retirado de sapo.tek


Novo mapa aponta observação de estrelas desconhecidas na Via Láctea

 A última versão do catálogo de Gaia, uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA), apresenta novas informações sobre quase 2.000 milhões de astros da Via Láctea, bem como a observação de novas estrelas.


Em conferência de imprensa, o diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, considerou que hoje “é um dia muito importante”, que se esperava “há muito tempo”, destacando que este mapa “vai abrir portas a uma nova ciência na Via Láctea”.

Gaia é uma missão da ESA, lançada em 2013, que tem por objetivo criar um mapa multidimensional da Via Láctea, que ajudará os astrónomos a reconstruir a evolução da galáxia.

O novo mapa vem acrescentar informações sobre a composição química, temperatura, cor, massa, idade e velocidade com que as estrelas se aproximam ou afastam.

A informação foi recolhida com recurso à espetroscopia, uma técnica que decompõe a luz das estrelas e revela o seu DNA.

retirado de  sapo.pt

Intro Web 2.0 Tools Are Everywhere