domingo, 9 de outubro de 2022

Esta “centrifugadora” gigante foi feita para enviar satélites para o Espaço e já é capaz de lançar cargas

 No décimo teste ao acelerador de massa suborbital da SpinLaunch foi possível lançar com sucesso uma cápsula com cinco tipos de cargas, que sobreviveram à experiência.




A SpinLaunch está a desenvolver um novo sistema de lançamento de satélites, que se apresenta como uma espécie de “centrifugadora” gigante. Depois de ter fechado uma parceria com a NASA em abril, a empresa alcançou um novo marco nos testes ao seu acelerador de massa suborbital. 

De acordo com a SpinLaunch, no décimo teste ao sistema, realizado no final de setembro no Spaceport America, no Novo México, foi possível lançar com sucesso uma cápsula com cinco tipos de cargas, que sobreviveram à experiência. (...)

retirado de tek.sapo.pt

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Francisco é o último maquinista desta pérola com mais de 100 anos e que funciona na perfeição

 Nascido e criado na Fábrica da Pólvora em Vale de Milhaços, no concelho do Seixal, Francisco Moura é o guardião de um tesouro com mais de 100 anos, uma máquina a vapor que ainda hoje funciona como se fosse a primeira vez.




Quando em 2001 a fábrica deixou de laborar, Francisco era o maquinista da máquina a vapor que gerava a energia para o fabrico da pólvora. Hoje, já em contexto museológico, é também ele quem a mantém operacional e preocupa-o que não exista alguém a quem um dia passar o testemunho.

“Fui o último maquinista. Parei a máquina em fevereiro de 2001”, explicou em entrevista à agência Lusa Francisco Moura, de 57 anos, agora a trabalhar com a Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, a quem os proprietários (Sociedade Africana de Pólvora) doaram o espaço após cancelamento do alvará industrial.

retirado de 24.sapo.pt

terça-feira, 4 de outubro de 2022

“Porta do Inferno”, a cratera gigante que arde há 50 anos no deserto


 No deserto de Karakum no Turcomenistão, perto da pequena vila de Darvaza onde habitam cerca de 350 pessoas, existe um buraco com 70 metros de largura que está em chamas há mais de 50 anos.

Embora seja tecnicamente chamado Cratera Darvaza, os habitantes locais conhecem-no como “Porta do Inferno”. O seu brilho ardente pode ser visto a quilómetros de distância.

A cratera Darvaza foi criada em 1971 quando uma plataforma de perfuração soviética acidentalmente perfurou uma enorme caverna subterrânea de gás natural, causando o colapso do solo e a queda de toda a plataforma de perfuração. Tendo perfurado uma bolsa de gás, gases venenosos começaram a ser libertados em uma taxa alarmante.

Para evitar uma potencial catástrofe ambiental, os soviéticos incendiaram o buraco, imaginando que pararia de arder em algumas semanas. Décadas depois, o poço de fogo ainda está em chamas, contrariando as expectativas dos soviéticos.

Surpreendentemente, apesar do nome da cratera e das chamas sempre presentes, as pessoas vão ao deserto para visitar o local que se tornou turístico.


retirado de GreenSavers

domingo, 2 de outubro de 2022

“Grande Avô”: Árvore chilena pode ter 5 mil anos e ser a mais antiga do mundo

 

Análises dos anéis que compõem o tronco desta árvore, que fica no Parque Nacional do Alerce Costeiro, indicam que ela pode ter mais de 5 mil anos, o que a colocaria como a árvore mais velha do planeta, destronando a árvore situada na Califórnia, nos Estados Unidos, batizada como Methuselah que já passa dos 4.850 anos.

Segundo o jornal “The Guardian”, a descoberta chilena foi feita por investigadores do país a quem chamaram de “grande avô”, devido aos seus 30 metros de altura. Estes estão, no entanto, com algumas dificuldades em comprovar a idade da árvore pelo facto de parte do tronco estar apodrecido.

Porém, para Jonathan Barichivich, que analisou o “Grande Avô”, a árvore pode ter nada menos que 5.484 anos de vida.

“O Grande Avô não é apenas antigo, é uma cápsula do tempo com uma mensagem sobre o futuro”, afirmou o Jonathan ao “The Guardian” acrescentando que “temos um registro de vida de 5.000 anos somente nesta árvore, e podemos ver a resposta de um ser antigo às mudanças que fizemos no planeta.”


retirado de greensavers.sapo

Intro Web 2.0 Tools Are Everywhere