sábado, 18 de novembro de 2023

Florestas terapêuticas: o céu na terra e os benefícios para a saúde

A Mata Nacional do Bussaco será a primeira floresta portuguesa certificada pela International Certification Office Healing Forest of BioCon Valley® GmbH como "Floresta Terapêutica". Numa parceria com a Destinature, esta certificação promove a saúde e mostra os benefícios da saúde para o nosso bem-estar. Mas o que serão florestas terapêuticas?

 

Paulo Novais/LUSA

Muitos de nós procuram lugares como as florestas para aquilo a que chamamos recarregar energias. Fazer trilhos, caminhadas, corrida ou só passeios são algumas das atividades mais procuradas.

O silêncio que se esconde debaixo das altas copas das árvores contrasta com o ruído desenfreado das cidades e , talvez já só por isto, não dispensamos de uma fuga para uma vida “mais verde”. Se Edith Piaf, nos anos 1960, romantizava por uma vida mais rosa – la vie en rose­ – hoje procuramos também uma vida mais “verde” – la vie en vert.

A Mata Nacional do Bussaco será a primeira floresta da Península Ibérica a ser certificada com o título de “Floresta terapêutica”. A certificação é da responsabilidade da International Certification Office Healing Forest of  BioCon Valley® GmbH,  instituição que coordena estes processos a nível internacional e da qual a Destinature - Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza  - é parceira, tendo sinalizado neste contexto o potencial da Mata Nacional do Bussaco. A Destinature é assim pioneira e líder nestes processos de certificação no nosso país.


retirado de lifestyle.sapo.pt

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Estamos a passar por uma sexta grande extinção?

 



Na cronologia da história do nosso planeta, houve momentos de transformação que levaram à extinção de muita vida na Terra. No último, há 65 milhões de anos, desapareceram 76% dos seres que formavam o grande ecossistema da Terra. Entre as criaturas que foram atingidas por um meteorito, estavam os dinossauros, mas não eram as únicas criaturas fantásticas pelo seu exotismo ou dimensão.

Pela ordem de acontecimentos, a primeira extinção em massa foi há 440 milhões de anos, a segunda há 365 milhões de anos, a terceira há 250 milhões de anos, a quarta há 210 milhões de anos e a quinta há 65 milhões de anos.


retirado de greenefact.sapo.pt



domingo, 12 de novembro de 2023

Esta é a árvore mais alta do mundo. Tem 115 metros e mais de 800 anos

 


A árvore mais alta do mundo é a Hyperion, uma sequóia gigante que existe no parque nacional de Redwood, na Califórnia, embora a localização exacta seja mantida em segredo para a proteger de possíveis danos e excesso de turistas.

Foi “descoberta” por Chris Atkins e Michael Taylor em 2006, e devidamente medida por especialistas que a acompanham o seu crescimento desde então.

Estima-se que esta sequóia gigante tenha entre 600 e 800 anos, e que poderá continuar a somar anos e metros de altura.

Os responsáveis do parque natural de Redwood dizem que o tamanho desta árvore, e de outras também de dimensões consideráveis, que existem no mesmo parque se deve às condições climáticas favoráveis encontradas na Califórnia, incluindo temperaturas amenas durante todo o ano e fortes chuvas anuais.


retirado de greensavers.sapo.pt


quarta-feira, 8 de novembro de 2023

NOMES DE LUGARES TÃO COMPRIDOS (PORTUGAL INCLUÍDO) QUE CHEGAM A SER IMPRONUNCIÁVEIS



Felizmente, muitas destas cidades ou vilas têm versões abreviadas e simplificadas dos seus nomes completos.

 

Schmedeswurtherwesterdeich (Alemanha) Imagem: Fernweh-Park | Site Oficial

 

Nomes de lugares tão compridos (Portugal incluído) que chegam a ser impronunciáveis, Schmedeswurtherwesterdeich (Alemanha) Imagem: Fernweh-Park | Site Oficial

Se acha que pronunciar pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, hipopotomonstrosesquipedaliofobia ou esternocleidomastóideo são difíceis, então prepare-se para a lista que estamos prestes a apresentar.

E não, não adormecemos em cima do teclado para elaborar a lista dos nomes das cidades ou vilas mais longos do mundo, segundo o site worldpopulationreview. (...)


 retirado de sapo.viagens

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Estas maçãs negras extremamente raras só existem numa zona remota do planeta

 


Estamos habituados a ver maçãs verdes, vermelhas e até amarelas, mas tão escuras é uma verdadeira raridade.

As maçãs “Black Diamond” são uma variedade muito rara da família das maçãs Huaniu.

Esta variedade deve a sua cor à geografia nativa de Nyingchi, uma pequena cidade nas montanhas do Tibete, onde recebem muita luz ultravioleta durante o dia, mas a temperatura flutua drasticamente à noite, fazendo com que a casca desenvolva uma cor escura. A polpa interna é branca e brilhante como qualquer outra maçã.

Embora ofereçam um sabor crocante agradável e doce, as maçãs “Black Diamond” não têm um valor nutricional tão alto como a maioria das variedades comerciais de maçãs, indicam os especialistas.

 

Mas apesar de estas belas maçãs não serem tão benéficas do ponto de vista nutricional do que as suas congéneres mais brilhantes, são definitivamente mais caras. As maçãs “Black Diamond” são produzidas dentro de uma janela temporal muito limitada e geralmente estão disponíveis durante apenas dois meses por ano. Na China, são vendidas apenas em supermercados de luxo (geralmente em caixas de presente), e podem custar cerca de 20 euros.

retirado de greensavers.sapo.pt


Intro Web 2.0 Tools Are Everywhere