segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Na nova sala de aulas todos ensinam, todos aprendem


Se as máquinas estão a roubar o emprego aos homens, então o melhor é parecermo-nos cada vez menos com elas. Em muitas circunstâncias, elas farão o trabalho melhor, mais rápido e com menos custos. Temos de saber dominá-las e usá-las em nosso proveito. Mas é preciso algo mais. Criatividade, pensamento crítico, competências sociais são argumentos cada vez mais valiosos no mundo do trabalho. E, se assim é, que sentido faz as escolas continuarem a ensinar alunos como se fossem máquinas de armazenar e debitar conhecimentos?

noticia do Expresso de 15/04/2017



sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A educação do futuro já começou

Bárbara Wong, jornalista do Público

O futuro da educação está nas novas tecnologias? Está numa maneira diferente de ensinar? Estão os professores preparados para o fazer?

Já todos vimos fotografias de uma sala de aula do século XIX e como não faz grande diferença de uma do século XXI. O quadro negro foi substituído por um quadro interactivo; as velhas carteiras de madeira pesada por mesas e cadeiras feitas de materiais mais leves e ergonómicos; o estrado desapareceu e o professor percorre agora os intervalos que separam as mesas. Conseguimos imaginar que daqui a meio século uma sala de aula possa ser muito diferente? E, por consequência, a forma de ensinar também?
Actualmente existe um projecto promovido pela European School Net (ESN) que nos ajuda a antever como será uma sala de aula do futuro – e que é já uma sala de aula do presente, uma vez que algumas escolas, mais de três dezenas em todo o país, estão a por esta ideia em prática (ver Infografia sala de aula do futuro)

para consulta completa do artigo ir a https://fronteirasxxi.pt/educacao-futuro-comecou/



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017


Perfil dos alunos para o Séc. XXI
De acordo com a página da Direcção Geral de educação já se encontra para discussão "a definição de um perfil de competências que se pretende que os alunos apresentem no final do percurso escolar de 12 anos, que lhes permita continuar a aprender ao longo da vida e responder aos desafios do mundo atual, a par do desenvolvimento de competências do século XXI."
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória: Perfil do aluno
Formulário para recolha de contributos: http://area.dge.mec.pt/perfil



Intro Web 2.0 Tools Are Everywhere