quinta-feira, 22 de setembro de 2022

O que explica os anéis de Saturno? Campo gravitacional destruidor pode ser a resposta

 Uma nova investigação aponta que uma lua de gelo em órbita em Saturno poderá ter sido destruída pela gravidade, dando origem aos icónicos anéis do planeta.



Saturno é um dos planetas mais icónicos do nosso Sistema Solar devido aos seus anéis. Uma nova investigação deu origem a uma nova teoria sobre a formação dos anéis, estimando que estes tenham cerca de 100 milhões de anos e são compostos por pedaços de gelo. Um grupo de investigadores publicou um estudo na Science referindo que os anéis tiveram origem numa lua de gelo extinta, destruída pelo próprio campo gravitacional de Saturno, o qual recebeu o nome de Chrysalis.

Um dos mistérios de Saturno diz respeito à sua inclinação num ângulo de 26,7 graus do plano da sua órbita. Não a inclinação em si, mas os mecanismos que causaram essa inclinação. A lua Chrysalis poderá ser a explicação para essa inclinação, quando comparada com a relação do seu outro satélite natural Titan. Esta lua continua a afastar-se do planeta em cerca de 11 centímetros por ano, mais do dobro da Lua em relação à Terra. (...)

retirado de sapo.tek



Intro Web 2.0 Tools Are Everywhere