Cientistas observaram pela primeira vez um planeta ser ‘engolido’ por uma estrela, o que vai acontecer também à Terra, a ser ‘devorada’ pelo Sol, no final de vida do astro central do nosso Sistema Solar. Tudo aconteceu a 12 mil anos-luz de nós.
A explosão de luz decorrente do fenómeno foi captado por vários telescópios e terá sido causada por um planeta, com cerva de 10 vezes a massa de Júpiter, a ser consumido pelo seu sol, segundo revelam os investigadores, num trabalho científico publicado hoje na revista Nature, relativo a observações feitas em maio de 2020.
Os investigadores só tinham até agora observado estrelas antes de estas ‘devorarem’ os planetas à sua volta. Quando chegam à fase final das suas vidas, as estrelas crescem cerca de um milhão de vezes o seu tamanho original, envolvendo todos os planetas e outros objetos e corpos celestes que estejam próximos.
Primeiro, os astrónomos, liderados por Kishalay De, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) observaram a estrela em questão crescer até se tornar 100 vezes mais brilhante, num período de apenas 10 dias. Depois o brilho desvaneceu.
Depois, seguiu-se um sinal frio, mas mais duradouro, que chegou à Terra: seria o último momento do planeta antes de ser ‘engolido’.(...)
retirado de executivedigest.sapo.pt